top of page
Buscar
  • Foto do escritorCá

O que fazer em 1 dia em Edimburgo na Escócia

Você sabe porque Edimburgo é considerada uma das cidades mais mal-assombradas da Europa? Com uma história de milhares de anos, a cidade tem uma rica história repleta de lendas de bruxas, fenômenos paranormais e fantasmas. 


Você já teve a sensação de que alguém está te observando? Você não conseguirá escapar dessa sensação nesta cidade.


Vou contar para vocês o que fiz em um dia nesta incrível e assombrosa cidade e espero inspirar você.


Acordei cedinho e fui tomar meu café da manhã no Edinburgh Larder Café que tem a reputação de ser o lugar ideal para comer comida sazonal, saborosa e de origem local no coração da cidade. Fui conferir e realmente, a comida é fantástica e o ambiente excelente. Pedi o tradicional café da manhã escocês (ovo, bacon, tomates grelhados, salsicha, feijao com molho de tomate e black puddim (feito com sangue de porco). Para quem gosta de um super café da manhã antes de começar seu dia, recomendo!


Apesar de não ser uma cidade grande, se hospedar no centro da cidade é sempre a melhor pedida. Escolhi o hotel Novotel Edinburgh Centre que fica bem pertinho do castelo e das principais atrações. Ah e o quarto é bem espaçoso.


Vamos lá ao que interessa, principais lugares que visitei em 1 dia em Edimburgo.


O castelo, claro! Primeira parada. Quando vi o castelo de Edimburgo pela primeira vez senti um arrepiozinho, ele fica no topo de uma rocha na parte mais alta da cidade e é lindo (spooky tb).


Você sabia que o castelo de Edimburgo tem mais de 900 anos e é um dos locais fortificados mais antigos da Europa?! Pois é, este lugar incrível e repleto de história é a atração turística mais visitada da Escócia.


Quem é fã da escritora J.K. Rowling sabe que ela se insipirou no castelo de Edimburgo para escrever a saga de Harry Potter. Cada passo nesta cidade te remete imediatamente a algum trecho do filme.


Programe sua visita com antecedência, a pré-reserva de ingressos é obrigatória para garantir a sua entrada.


Todos os dias, exceto domingos, sexta-feira santa e Natal, precisamente às 13h, um tiro de canhão é disparado (One O'clock Gun).


Curiosidades: o tiro de canhão é disparado desde 1861! Portanto, houve uma série de diferentes armas ao longo do tempo. E o que diferencia os locais dos turistas é que os locais verificam os seus relógios na hora do tiro enquanto os turistam dão um salto! Simples assim.


Reserve pelo menos 3h para visitar o castelo. Vou deixar aqui um link do site oficial do castelo https://www.edinburghcastle.scot para quem quiser conferir todos os detalhes desta atração.


Horário de funcionamento: todos os dias das 09:30 às 17h (entrada somente ate às 16h).

Preço: £19.50 libras por adulto / £11.40 libras crianças de 7 a 15 anos (acompanhadas por um adulto com mais de 16 anos) / £15.50 libras pessoas com mais de 65 anos / crianças com menos de 7 anos (acompanhadas por um adulto com mais de 16 anos) a entrada é gratuita mas é necessario ingresso.


Não tenho fotos do castelo porque fiz uma imersão total lá dentro, sem distrações. Na próxima visita prometo tirar muuuuitas fotos. Quem me conhecem sabe que tenho rodinhas nos pés, e já não vejo a hora de voltar (passando o inverno, claro rs).


Na saída do castelo comecei a caminhar em direção a parte antiga da cidade e logo em frente a igreja gótica Tolbooth Kirk comecei a escutar um som que agradou muito meus ouvidos. Fiquei por ali uns bons 20 minutos olhando as pessoas passarem e escutando música (adoro os cantores de rua, tem muita gente talentosa).



Quem quiser encontrar este cantor e artista na internet vou deixar o instagram dele aqui - @murdomitchell


Continuei minha caminhada fuçando os becos, as lojinhas de presentes, whisky, tartan (tipo de tecido de origem escocesa) e livrarias antigas. Adora fuçar estes lugares onde você pode encontrar algo totalmente inesperado. Acabei comprando um cachecol lindo e um mini whisky escocês para colocar no meu flask (uso quando viajo a lugares frios, salva e aquece). Já tinha pesquisado na internet sobre a livraria Armchair Books (super bem recomendada) e acabei indo direto pra lá antes da pausa para o almoço.


Você encontra livros antigos e novos. A parte de dentro é muito maior do que parece visto de fora e o cheiro dos livros com certeza te levarão ao passado. Recomendo esta livraria para todo mundo!



Hora do almoço. Fiz a escolha pela localização e recomendacões, não tinha nada planejado. O Petit Paris é um bistrô francês que fica a apenas 5 minutos a pé da livraria e na hora do almoço eles oferecem menu. O ambiente é super alto astral e a comida divina. Pedi uma sopa de cebola francesa e de sobremesa um crème brulée. Não estava com muita fome para pedir um prato grande principal, mas vi em várias mesas o frango com vinho branco e o peixe com batatas e pareciam deliciosos. Vale a pena sentar na parte de fora se o tempo ajudar. Recomendo e voltarei com certeza.


Próxima parada: Royal Mile, a rua mais emblemáticas da cidade. Muitas pessoas dizem que e pegadinha para turista por causa das lojas de presentes, pubs e restaurantes (agora concordo) mas impossível não vir dar uma olhadinha e sentir a energia de um lugar tão antigo e único.


Que dia gostoso, o tempo estava lindo e quente (sim, com as mudanças climáticas foi possível sentir calor na Escócia). Só no finalzinho do dia que fechou o tempo e choveu durante uma horinha mas como estava jantando foi delicioso ver a chuva pela janela do restaurante.


Um pouco antes do horário do jantar (que estava reservado para as 7pm) caminheir até o Monumento Scott que fica bem na frente do restaurante. "É um monumento gótico vitoriano dedicado ao autor escocês Sir Walter Scott. É o segundo maior monumento a um escritor do mundo, depois do monumento a José Martí, em Havana, Cuba."


Algumas semanas antes da minha visita participei de um sorteio no instagram e ganhei (sim, tenho uma sorte danada) um jantar para 2 pessoas com música ao vivo (Piano Supper) no famoso The Scottish Café & Restaurant que tem uma linda vista da cidade.



Chegamos às 7pm e fomos super bem recepicionadas. Sentamos e fui logo pedindo um Aperol Spritz (no verão é minha bebida favorita). No menu tínhamos a opção de escolher entre o tradicional presunto escocês e o risoto de espinafre com ervilhas servido com cebola roxa caramelizada, alguma dúvida qual foi minha escolha?! Arroz, arroz, arroz! Rs Comida maravilhosa e de altíssima qualidade. Siga-os no instagram: @thescottishcafe



Os artistas que tocavam piano (Sean Logan & Daniel Wilsher) compartilharam suas histórias de vida e o que os inspirou a tocar piano. Foi emocionante.


E assim terminou meu dia em Edimburgo. Fui do restaurante direto para o hotel caminhando, tomei um banho e cai na cama. Um lembrete: não esquecem de usar sapatos confortáveis.


Espero que tenham viajado comigo neste dia incrível que passei em Edimburgo. Os roteiros que organizo pela Escócia são quase todos baseados nas minhas experiências locais.


Espero que tenham gostado, na próxima semana vou contar para vocês da minha visita a um castelo que fica no norte da Escócia e que serviu de inspiração para um filme da Disney. Fiquem ligados!


Até o próximo post.

205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page